Recomendações importantes para dirigir com segurança em dias de chuva

  • Home
  • Recomendações importantes para dirigir com segurança em dias de chuva
Shape Image
Shape Image
Shape Image
Shape Image
Shape Image
Shape Image
Recomendações importantes para dirigir com segurança em dias de chuva

Nos dias de chuva, a circulação e o trânsito ficam complicados. Acontece que a chica é um dos fenômenos meteorológicos mais frequentes e mais complexos para dirigir com segurança, seja um Volkswagen Polo seminovo ou qualquer outro tipo de veículo. É necessária muita calma, muita atenção e muita experiência, para que nada de mau aconteça durante o trajeto que deva ser feito.

É lógico que as pessoas que dirigem um carro SUv, um compacto ou um Volkswagen Polo seminovo, por exemplo, querem evitar qualquer tipo de inconveniente ou acidente nos dias de chuva. Isso é comum a todos os motoristas.

Para que todos possam circular com segurança sob esse fenômeno climático, há algumas dicas importantes que vale a pena levar em consideração, tanto seja dirigindo um veículo compacto ou, por exemplo, qualquer uma das Volkswagen Polo versões.

Muito interessante é lembrar –ou destacar- que a chuva é muito mais perigosa no início. Por que motivo? Pois bem, quando a estrada, o asfalto, ainda não está muito molhado, a mistura de poeira e graxa com as primeiras gotas de chuva o transformam em uma superfície com pouca aderência, muito escorregadia e, portanto, muito perigosa, tanto para rodar um carro Polo Volkswagen como qualquer outro tipo de veículo.

O que deve ser feito quando começa a chover

Se você estiver dirigindo uma picape, um Volkswagen Polo sense ou uma van, tanto faz. O importante é que, quando as primeiras gotas de chuva começarem a cair, você deverá fazer o seguinte, para continuar dirigindo com absoluta segurança:

dirigir-na-cheva
  1. Aumente a distância com o resto dos carros. É uma distância de segurança. Rodando sobre uma rua ou estrada molhada, qualquer tipo de veículo precisa de maior distância para poder frear sem perigo algum. Por esse motivo, quando estiver chovendo, é recomendável aumentar em dobro essa distância de segurança.
  • Diminua a velocidade. É importante levar em consideração que a chuva influencia negativamente na visibilidade e na aderência ao chão dos veículos, sejam eles um Volkswagen Polo comfortline ou uma caminhonete. Por esse motivo, é muito importante para a sua segurança e a dos outros ocupantes do veículo, que diminua a velocidade quando a chuva começar.
  • Evite pisar no freio. A chuva transforma as ruas e estradas em caminhos escorregadios. Por isso, é muito importante evitar frear. A atitude correta é diminuir a velocidade paulatinamente até que o veículo fique parado completamente. É a forma correta de parar sem riscos.
  • Saber reagir com segurança diante do efeito ‘aquaplanagem’. Esse efeito acontece quando o veículo atravessa uma poça de água. Os pneus não conseguem evacuá-la e perdem o contato com o caminho. Isso leva à perca de controle do motorista sobre o Volkswagen Polo highline ou qualquer outro veículo. As chaves para conseguir superar a aquaplanagem são: diminuir a velocidade, jamais frear e pegar com firmeza o volante.
  • Manter os vidros limpos e sem névoa. Os vidros do carro embaçam com a chuva e o choque térmico. Por isso é muito importante utilizar uma velocidade apropriada do limpa para-brisas e, ao mesmo temo, acionar o sistema de climatização para evitar essa névoa e poder desembaçar os vidros.
  • Evitar dirigir sob linhas ou marcas brancas nas estradas. Por causa da umidade que a chuva provoca, o veículo acaba perdendo aderência quando roda sob tinta branca, essa que é utilizada para delimitar as estradas, para marcar o passo dos pedestres ou marcar as faixas. Evite rodar com o carro sob essas linhas.
  • Continuar pela pegada do carro na frente. Isto é, continuar pela marca dos pneus do veículo que roda na sua frente. Acontece que os pneus, ao passar, secam a estrada. Se você segue exatamente arás do carro à sua frente, você estará dirigindo com certeza pela área mais seca da estrada.

Dirigir com tranquilidade e calma. A ansiedade e o nervosismo só atrapalham na hora de dirigir, ainda mais em um caminho molhado. O ideal é evitar movimentos bruscos na direção e dirigir diminuindo a velocidade, evitando também as freadas bruscas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *