SEO On-page e SEO Off-page: Qual a Diferença Entre os Dois?

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SEO On-page e SEO Off-page: Qual a Diferença Entre os Dois?

Os dois tipos de SEO: o on-page e o off-page, são importantes para que você alcance o ranking da primeira página nas pesquisas. Entretanto, os dois não funcionam da mesma forma. O off-page refere-se às ações de marketing externo que podem incluir ligações, citações e linkagem para outros sites. O on-page é uma abordagem mais interna que consiste em otimizar seu site para que os mecanismos de buscas possam rastrear e indexar seu conteúdo. O SEO on-page inclui a otimização do meta tag, palavras chaves na URL, cabeçalhos H tags, imagens alt texto e muito mais!

Iremos abordar cada item e funcionalidade dessas duas formas de otimizar um site para oferecer conteúdos que posicionem bem na SERP do google.

O que é SEO On Page?

SEO On Page também conhecido como otimização interna do site, é um processo de otimizar um site ou todo conteúdo nele existente para obter uma classificação mais elevada nos motores de busca. São técnicas usadas para melhorar a visibilidade das páginas de um site nas pesquisas ôrganicas do Google, através da crição de conteúdo de alta qualidade, com técnicas de SEO que vão desde um título bem formulado, imagens condizentes ao assunto abordado, até a velocidade do site. Mais pra frente vamos ver todas essas técnicas aplicadas de forma certa.

O que é SEO Off Page?

O SEO off page é um termo utilizado para designar os trabalhos realizados fora do site por meio de marketing digital, backlinks, links patrocinados, redes sociais, blogs e sites parceiros. É todo trabalho de divulgação que você faz do seu site na internet. Desta forma, as pessoas podem encontrar o seu conteúdo sem precisar te procurar em uma página de busca.

Qual a diferença entre seo on-page e off-page?

A diferença entre seo on-page e seo off-page é que um, são técnicas de melhoria aplicada dentro do próprio site e o outro são técnicas aplicada fora do site. SEO on-page refere-se à otimização do seu site para que os mecanismos de pesquisa possam rastreá-lo facilmente e indexar seu conteúdo. O SEO off-page consiste em fazer com que outros sites tenham um link para o seu por meio de citações, menções e backlinks. Esses links ajudam a aumentar a credibilidade do seu site com o Google, o que aumentará sua classificação para determinadas palavras-chave ao longo do tempo.

Se você deseja uma classificação mais elevada no Google para palavras-chave ou frases específicas, ambas as estratégias devem ser usadas juntas como parte de uma estratégia geral de marketing digital.

A otimização de site on page e off page é a maneira mais fácil e barata para você conquistar um lugar no topo das pesquisas, aumentando seus resultados na busca orgânica dos motores de buscas ‌como Google, Bing, Yahoo e outros.

A diferença entre os dois é que ao fazer um trabalho bem feito no SEO off-page você poderá receber links daquelas fontes pequenas, mas consistentes, enquanto que no SEO on-page você deve focar em grandes conteúdos que o Google e os demais buscadores possam indexar.

Para que seu site receba um bom posicionamento nos mecanismos de busca, é preciso realizar SEO offpage. Desse modo, outros sites farão links para o seu site gratuitamente. O principal objetivo do SEO offpage é aumentar as visitas no seu site sem que você precise investir nesse serviço. Focar em SEO Offpage é uma ótima forma de gerar uma boa quantidade de tráfego para o seu site sem passar por grandes desperdícios financeiros. Assim, você consegue atrair muitos visitantes para o seu site e, por consequência, gerar tráfego de qualidade.

Por que usar SEO Off-Page no meu site?

Embora tanto SEO on page como off page têm o objetivo de dar acesso adequado para diferentes ferramentas de pesquisa, há uma diferença entre os dois. Afinal, um processo é feito na sua página enquanto o outro se refere à ativos que não estão apenas nas suas páginas mas em outros sites que você tem parcerias ou enlaces.

O SEO off-page é importante porque ele contribui para que seu site esteja no topo da lista dos resultados de pesquisa. Assim, cada vez que alguém pesquisa qualquer coisa relacionada ao seu conteúdo em sites como Google e Bing por exemplo, ele aparece entre os primeiros resultados.

Como aplicar SEO Off Page no seu site

11 maneiras simples de aplicar boas práticas de seo off page para o seu site:

  1. Tenha um site ou blog para receber links: Tenha um blog ou outro tipo de site que tenha conteúdo relevante e é atualizado constantemente. Essa é uma maneira fácil para construir backlinks de qualidade.
  2. Publicar artigos em outros sites sobre seus produtos, serviços e ideias: Para construir links para o seu site, você precisa publicar artigos em outros sites sobre os temas que deseja. Se o conteúdo é relevante para um determinado assunto, não tenha medo de compartilhar com outras pessoas.
  3. Faça postagens em sites que almejem um nicho semelhante ao seu através de guest posts.
  4. Comente sobre os posts dos outros, compartilhando seus insights e conhecimento.
  5. Link interativo: Evite links simplesmente intrusivos ou diretamente para o seu site. Widgets externos podem ajudá-lo a aumentar sua autoridade numérica, mas use com sabedoria. Eles funcionam melhor quando são contextuais com palavras chave.
  6. Efeitos de backlinks: sites que podem classificar seu conteúdo como recomendado por outros, ou até mesmo fornecer um link para o site original do autor também pode ser considerado backlink.
  7. Poste no seu blog e outros sites temáticos relevantes, mas não poste em muitos sites similares ao mesmo tempo para evitar parecer spammy. Esteja ciente de que o contador Google considera os posts duplicados como spam.
  8. Agregadores de notícias como o Digg podem ser úteis para ganhar backlinks e maior autoridade no Google. Entretanto, seu conteúdo precisa ter valor real para que os usuários possam votar nele.
  9. Backlinks naturais. Invista em conteúdo de valor com um link para o seu site sempre que possível através de guest post. Não tente enganar os sistemas de pesquisa, pois isso é considerado spam e pode impactar negativamente no SEO do seu site.
  10. Mantenha um blog e postagens atualizadas, este é o melhor jeito de conseguir backlinks orgânicos! Apenas lembre-se que a qualidade precisa estar acima da quantidade.
  11. Faça parcerias com outros sites, pois geralmente elas são benéficas tanto para o seu site quanto para os do parceiro. Tenha certeza de manter a qualidade e evitar spammy links!

Benefícios de usar SEO Off Page no seu site

Saiba que SEO off-page é uma estratégia de marketing digital que os seus concorrentes talvez não estejam usando. Você pode aumentar as possibilidades do seu site se aparecer nos primeiros lugares dos resultados de busca, o que torna mais possível atrair os consumidores para seu negócio. Ponha em prática o SEO off-page e torne-se conhecido por toda a web!

O principal benefício do SEO Off page é o fato de que ele trabalha para você 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele faz isso através de uma estratégia que envolve o trabalho em rede para gerar maior visibilidade e alcance do seu site.

Listamos 9 benefícios para você melhorar otimização off-page do seu site:

  • Você avalia a qualidade do seu site para se ter um benchmark e manter a qualidade do mesmo.
  • O SEO off-page permite que você compartilhe seu conteúdo com um público maior.
  • O SEO off-page fornece uma proteção contra concorrência desleal e IP squatting por meio da atribuição do link.
  • Maior visibilidade da sua empresa para clientes potenciais.
  • Posicionamento melhor nas buscas orgânicas dos mecanismos de pesquisa.
  • Fazer com que os seus concorrentes tenham um pouco mais de trabalho. 
  • Ter a certeza que o seu site está sempre na primeira página quando as pessoas fazem uma pesquisa por você ou por palavras-chave relacionadas ao seu negócio.
  • Seu site vai aparecer mais facilmente em pesquisas nos mecanismos de busca, que é exatamente o que você quer, não é mesmo?
  • Fazer com que seu site tenha uma boa reputação online, o que é muito importante para aumentar as vendas e gerar novos clientes.

Por que usar SEO On-Page no meu site?

SEO On-page

É importantíssimo criar um bom texto, com uma boa estrutura (conteúdo, títulos e subtítulos), boas imagens, ótimo uso de palavras-chave, porém sem repetição.

SEO on page é extremamente importante para o desenvolvimento do seu site, pois ele faz com que os mecanismos de busca consigam encontrá-lo facilmente. Esses sistemas criaram um algoritmo chamado de “RankBrain”, que examina o conteúdo e a forma como ele é indexado para determinar quais são os sites mais relevantes.

  • Posicionamento nos mecanismos de pesquisa como SERP
  • Maior engajamento dos seus visitantes e leitores
  • Melhor posição nas redes sociais, Youtube, Google News, etc
  • Mais confiança para o usuário final
  • O conteúdo do seu site precisa ter boa qualidade e ser original, além de atualizado.
  • Você pode utilizar imagens para ilustrar seus textos ou incluir vídeos e infográficos em suas postagens.

Benefícios de usar SEO On Page no seu site

Aumentando o SEO On-page para seu site significa que você está garantindo que os mecanismos de pesquisa (como Google) terão uma bússola para encontrar seu site. Através do Marketing de conteúdo você consegue publicar textos de qualidade, esse trabalho vai converter seus visitantes em leads chave ​​para o seu negócio. Além disso, quem sabe conseguir alguns links “diretos” para o seu site, isso vai ajudar você a alcançar um topo orgânico nos resultados do Google.

Caso você não tenha experiência em criar bons conteúdos ou mesmo otimizar a estrutura interna das suas páginas, recomendamos que procure profissionais de seo ou agências especializadas no serviço.

Como aplicar SEO On page no seu site:

seo on-page velocidade do site
  1. Escolha um tema de boa performance para seu blog ou site
    Em 2021 o Google atualizou seu algoritmo dando alta prioridade a experiência do usuário como base para rankear sites no seu mecanismo de busca. Então se seu site entrega uma experiência ruim para os usuário, logo ele perderá oportunidade de disputar boas posições nas pesquisas.
    Dependendo da plataforma que você use, seja um CMS(wordpress, blogger) ou um site em html, existem diversos temas espalhados pela internet, porém muitos deles com uma infinidade de códigos embutidos, o que acaba deixando essa tema pesado e lento. Isso vai afetar diretamente ranking do seu site nas pesquisas de buscas.

Saiba que um tema leve e mais clean pode melhorar a velocidade do site e isso influência diretamente na performace dele nos mecanismos de busca. Você pode medir a valocidade do seu site através do Google pagespeed ou pelo Web.dev.

  1. Título(Title)
    Nunca ultrapasse o limite de 60 a 66 caracteres. Faça uso de números, e de palavras: “Como”, “Onde”, “Por que”, “Dicas”, “Maneiras”.
  2. Descrição(Meta description)
    A meta descrição, também conhecida como “descrição da página” é a frase ou parágrafo que aparece abaixo do título da sua página e que revela o que você está falando. Nunca exceda os 160 caracteres na sua meta descrição. A descrição é muito importante para descrever o que o conteúdo está abordando. Então, dê atenção na hora de criar uma boa descrição. Em alguns casos o Google usar um parágrafo do texto como descrição em vez da própria descrição adicionada à meta description.
  3. Parágrafos
    Um parágrafo é uma unidade de escrita, geralmente composto por 4 a 8 linhas. Você pode usar um parágrafo para explicar uma ideia ou direcionar o leitor para outra parte do seu texto. Uma observação, nunca exceda 300 palavras. Dê preferência por usar no máximo 120 palavras a cada parágrafo, após este limite use um headline (h2,h3,etc).
  4. Subtítulos
    Também conhecidos como headline H1, H2, H3, etc…

Ultilize apenas um H1 na página, este deve ser o título principal do conteúdo e não deve ultrapassar os 66 caracteres. Lembre-se, o h1 é como um pergunta ou uma afirmação, e sua resposta deve aparecer no primeiro parágrafo.

Use H2 nos demais parágrafos, dê preferência por usar um H2 a cada 120 palavras ou menos. O H2 é um completo ou uma resposta do H1. O H3 geralmente é um complemento do H2. Os demais headlines são usados para indentar os argumentos dos principais headlines H2 e H3.

  1. Imagens

As imagens são fatores fundamentais para ajudar seu conteúdo a ranquear bem nos motores de buscas. Como é dito, uma imagem vale mais que 1000 palavras. Dê preferência por usar uma imagem a cada subtítulo(os headlines). Sabemos o quanto é díficil e até chato procurar ou produzir imagens para agregar no conteúdo, porém, é imperativo que você faça. Um artigo com muitas imagens tornar o texto mais atraente e fácil de ler.

Use um texto alternativo(o atributo alt) nas imagens. Use uma palavra chave principal em uma das imagens e nas demais palavras alternativas à palavra principal.
Sempre que possível use também o atibuto title, descrição e legenda nas imagens. Quanto mais atributo uma imagem tiver, melhorar será para o compreensão do Google sobre o assunto abordado.

Dicas adicionais

Não esqueça de atualizar periodicamente seus assuntos
Não esqueça de atualizar periodicamente o conteúdo do seu site
Encha as páginas com informações relevantes para o usuário e não desnecessárias
Não copie dados, informações e textos – crie seu próprio conteúdo
Faça com que outros sites tenham um link para o seu por meio de citações, menções e backlinks
Otimizar seu site para que os mecanismos de pesquisa possam rastreá-lo facilmente.

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